Blog

forumlideres

Fórum de Líderes de Salões de Beleza e o amadurecimento do setor no Brasil

há 12 mesesNenhum comentário

Nos dias 19 e 20 de junho a capital paulista recebe a segunda edição do Fórum de Líderes Salões de Beleza, um encontro com especialistas de diferentes áreas do mercado para proprietários, diretores e gerentes ampliarem a visão de gestão do negócio com diferenciais que atendam as necessidades da clientela ,a partir de uma agenda repleta de bate-papos com convidados de peso.

No ano em que a Lei do Salão-Parceiro entrou em vigor, um dos principais focos do evento está no esclarecimento a respeito desse novo formato de negócio, que desperta o interesse, mas ainda levanta muitas dúvidas Brasil afora. “O mercado de salões de beleza se voltou a essa mudança e  muitos têm dúvidas. Tanto que elas se tornaram uma oportunidade, já que existem consultorias que estão cobrando de R$ 12 mil a R$ 60 mil desde a elaboração de contratos de parceria até adequação do salão à nova lei”, aponta o presidente da Associação Brasileira de Salões de Beleza, José Augusto Ribeiro do Nascimento Santos, que também está na programação do evento.

O Hair Advisor entrevistou José Augusto com exclusividade sobre um dos temas que ainda desperta dúvidas em muitos gestores de salões e que será abordado no Fórum de Líderes.

José Augusto, presidente ABSB
José Augusto, presidente ABSB

 

Hair Advisor: O Fórum de Líderes surgiu a partir de qual necessidade do mercado?

José Augusto: Existia de uma demanda de conhecimento, de informações atualizadas, principalmente no que diz respeito ao Marco Regulatório dos Salões de Beleza, para entender esse novo modelo de negócio. Neste ano, a ideia do Fórum é passar as últimas informações mais relevantes para o setor de beleza e que envolve a Lei do Salão-Parceiro, as futuras regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e a regulamentação que está para ser aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que visam regular o funcionamento do negócio e a atuação dos profissionais nos salões..

 

Hair Advisor: Qual era o cenário do mercado de salões de cabeleireiros antes da aprovação da lei?

José Augusto: Era catastrófico e continua sendo. As mudanças estão sendo aplicadas aos poucos. Até então, não existia nenhum modelo de negócio oficial, existiam formatos jurídicos que cada um criava para atender a demanda de usos e costumes que haviam no Brasil, com percentuais de trabalho, comissionamento, etc.

 

Hair Advisor: E em relação ao recursos humanos?

José Augusto: Também não existia porque não tinha nem como iniciar algum trabalho sem um contrato que definisse de forma clara como, quando e onde seria o trabalho prestado pelo profissional. O que existiam eram modelos jurídicos, e não modelos de negócios oficiais para se trabalhar. A partir da regulamentação, temos um novo cenário. E eventos como o Fórum de Líderes ajudam o mercado a aplicar todas essas mudanças da forma adequada.

 

Hair Advisor: Na sua visão, o que a criação do marco regulatório trará ao setor?

José Augusto: Apesar de o Brasil ser o 4º país que mais consome produtos de beleza e o 2º em cosméticos para cabelo, não tínhamos nenhuma empresa multinacional no setor de serviços operando aqui. O cenário é totalmente instável, os salões não conseguem se desenvolver. Atualmente, temos apenas duas empresas de franquia em serviços de beleza e que atuam de forma tímida aqui justamente por não haver uma regulamentação promissora para investimentos. A partir daí, viu-se a necessidade de criar um marco para atrair novos investimentos e é isso que vai mudar daqui para frente.

 

Hair Advisor: Então, estamos falando de um caminho sem volta, certo? Qual é a dica para trilhá-lo?

José Augusto: Buscar conhecimento. A tendência daqui para frente é que a mentalidade tanto de donos de salões quanto dos profissionais melhorem para fazer uma parceria correta. O sucesso da aplicabilidade do projeto está, principalmente, nas mãos do dono do salão em buscar informação e transferi-la aos seus profissionais.

 

Hair Advisor: Já é possível sentir as mudanças?

José Augusto: Sim,elas já estão acontecendo. Vários salões estão aplicando as regras da Lei do Salão-Parceiro. Porém, muitos ainda não conseguem por falta de conhecimento e por algumas regiões do país não terem um sindicato que possa reconhecer a parceria de forma adequada. O Ministério do Trabalho e Emprego está estudando como atender essa demanda por meio de suas delegacias regionais.

 

Hair Advisor: Em quanto tempo essas mudanças serão notáveis?

José Augusto: O movimento já começou. Acredito que em dois anos de muito trabalho e de levar conhecimento o mercado estará mais maduro. Mas neste momento, a missão está na transmissão de informação e de inovação do setor em transmitir qual é o modelo adequado para cada negócio. Dessa maneira, as pessoas conseguirão ver que o projeto traz benefícios tanto para o salão quanto para o cabeleireiro.

 

SERVIÇO – Fórum de Líderes Salão de Beleza 2017

Quando: 19 e 20 de junho

Onde: Teatro Renaissance – Alameda Santos, 2233, Jardim Paulista, São Paulo SP

Para se inscrever com desconto do HairAdvisor, utilize o Cupom ADVISOR na compra pelo telefone ((11) 3181-5197) ou site: www.lideresdesaloes.com.br

 

post_Palestrante-Achiles-Cavallo_v4 (002)

Post_Palestrante-Alberto-Serrentino_v3 (002)

post_Palestrante-Edmour-Saiani_v1 (002)

post_Palestrante-José-Augusto_v1 (002)

post_Palestrante-Ricardo-Izar_v1 (002) post_Palestrante-Robinson-Shiba_v1 (002)

post_Palestrante-Rosângela-Barchetta_v1