Blog

no repro fee if Wella TrendVision mentioned in caption
Sinéad O'Sullivan  Education Manager Wella IRL, Judge Sharon Cox, Color Vision Winner Leandro Santana Santos- Santanna Hair Studio, Dublin with his model  and Host Jennifer Maguire at the Wella TrendVision Award 2015 Ireland Heat @ DoubleTree by Hilton-photo Kieran Harnett

Concursos de cabeleireiros: Inscreva-se e aprenda a se sair bem na disputa

há 12 mesesNenhum comentário

Está aberta a temporada de inscrições para os principais concursos de cabeleireiros com etapas aqui, no Brasil, e finais mundiais. Para muitos profissionais, essa é a oportunidade de expressar o lado criativo e dar espaço ao artista que vive dentro de cada um. Tudo equilibrado em uma equação de técnica, disciplina e dedicação, que resultam em visuais vanguardistas e nada mais que perfeitos, aplaudidos por um júri de especialistas.

 

O próximos concursos

 

Sebastian Styling Awards – Inscrições até 1º de junho de 2017

O que é: inspirada na Coleção Ecletic, o concurso propõe um desafio de estilização de penteados sem rótulos.

Prêmio: o primeiro lugar apresentará sua criação em um evento internacional da marca. O segundo e terceiro lugar ganham um troféu de reconhecimento.

Onde se inscrever: www.sebastianstylingawards.com.br/

 

L’Oréal Professionnel Style & Colour Trophy 2017 – Inscrições até 11 de junho de 2017

O que é: a mais antiga competição ao vivo de cabeleireiros volta ao Brasil para reconhecer o trabalho dos profissionais em três categorias: Colour & Trophy, Coloração e Jovem Talento.

Prêmio: o primeiro lugar em cada categoria terá as despesas pagas para participar da final mundial em Sevilha, na Espanha, e passa a fazer parte do time de Coloristas de L’Oréal Professionnel, com exceção do Jovem Talento, que torna-se parte do Id Artists de L’Oréal Professionnel.

Onde se inscrever: www.colourtrophy2017.crpweb.com.br

 

Wella National Trend Vision Award 2017 – Inscrições até 30 de junho de 2017

O que é: o prêmio reconhece o trabalho dos cabeleireiros nas categorias Creative Vision e Color Vision.

Prêmio: o primeiro lugar vai para a final mundial em Londres com as despesas pagas pela marca. O segundo e terceiro lugar ganham um troféu de reconhecimento.

Onde se inscrever: education.wella.com/course/view.php?id=887

 

Joico The Best of Color Lumishine 2017 – Inscrições até 31 de julho de 2017

O que é: concurso que reconhece os melhores trabalhos de corte e cor dentro dos temas Blonde Life, Color Infusion e Deep 3D.

Prêmio: o vencedor em cada categoria ganha uma viagem com acompanhante para Punta Cana, na República Dominicana, para o Global Destination Education Joico 2018.

Onde se inscrever:thebestofcolor-joico.com.br

 

Ficou interessado? Dois vencedores de disputas nacionais e internacionais dão dicas preciosas para quem quer se destacar na grande vitrine que são os concursos de beleza. Confira a seguir.

 

Quem participa

Cabeleireira há 4 anos, Gabriela Heinz, do salão Princess Hair, de Curitiba (PR), sempre trabalhou em espaços tradicionais, mas sentia a necessidade de expressar o seu lado criativo. “Sempre gostei muito de moda e passarela. Quando fiquei sabendo que existiam concursos assim, que fugiam do comercial e seguiam um caminho mais criativo e conceitual, foi muito importante para mim.” De tanto querer dar vazão ao seu lado artista, Gabriela se inscreveu no Wella Trend Vision Award 2016 e levou o segundo lugar na categoria Creative Vision e no People’s Choice, votação em que o público escolhe o melhor trabalho.

Gabriela Heinz
Gabriela Heinz, Prata e People’s Choice na categoria Creative Vision, Wella Trend Vision 2016

 

Gostar de ir além e de competir também é outro requisito para quem está a fim de se inscrever na disputa. “Sempre fui fascinado por competições e adoro desafios. A soma desses fatores com a possibilidade de mostrar a minha criação para o grande público é algo que amo”, relembra o cabeleireiro Leandro O’connell Santana, vencedor de 4 edições do Trend Vision – 2012, 2014, 2015 e 2016 -, sendo que a do ano retrasado ele ganhou a categoria Color Vision na final mundial realizada na Irlanda.

Leandro Santana Trend Vision
Leandro Santana, Ouro da categoria Color Vision Wella Trend Vision 2016

 

Além do troféu

A visibilidade e o reconhecimento público dos cabeleireiros que vencem concursos assim são as maiores recompensas recebidas. “Muita coisa mudou. A clientela no salão triplicou, as pessoas adoram saber que o hairstylist delas  participa de algo tão criativo. Isso é super importante para os negócios”, aponta Leandro.

As redes sociais, outra vitrine na carreira dos cabeleireiros, também é impulsionada. “Muitas pessoas começaram a me seguir nos meus perfis. Hoje muita gente vêm ao salão para procurar a Gabriela do Trend Vision”, conta a cabeleireira curitibana.

Além disso, o processo criativo ganha novos ares com o aumento na confiança no próprio trabalho, como explica Leandro. “Me tornei mais seguro no que faço e mais determinado. Na verdade, os ganhos são incontáveis, não importa em qual posição você fica. O prêmio é sempre enorme.”

 

Como se preparar para a disputa

Gabriela e Leandro são certeiros ao dar as quatro bases das dicas para quem quer entrar no páreo rumo à vitória: estudo, foco, concentração e acreditar em si. Veja o passo a passo:

1 – Pesquise e estude

Reúna o máximo de informação sobre o assunto, não só em termos de cabelo, mas de moda, cultura, etc.e crie um painel de referências daquilo que te inspira. O look precisa ter uma história por trás dele e os menores detalhes podem fazer grandes diferenças.

 

2 – Tenha foco

Durante a preparação, é preciso abrir mão de uma saída com os amigos, por exemplo, para desenvolver, praticar e treinar a criação, principalmente quando a data da apresentação se aproxima.

 

3 – Tenha uma boa modelo

Não hesite em contratar alguém que vá além da beleza: escolha uma modelo que represente seu trabalho à altura. Modelos não são estáticas; elas são musas inspiradoras que dão vida à sua criação.

 

4 – Peça ajuda quando necessário

Seja humilde e solicite o auxílio daqueles que possam jogar luz à sua ideia com embasamento e lapidá-la ainda mais. Mas lembre-se: pedir ajuda não é deixar de seguir a sua intuição, ok?

 

5 – Pratique o look ao máximo

O processo criativo é composto por inúmeras repetições para chegar a um resultado coeso. Isso faz com que, a cada dia, você acredite mais e mais naquilo que produziu.

 

6 – Confie em você

Se você se preparou com dedicação, já tem todas as ferramentas para batalhar pelo grande prêmio. Afinal, nada mais sofisticado do que estar 100% satisfeito com o seu trabalho.