Blog

leite de coco

Cabelos no tempo das avós: os tratamentos naturais que são mitos e os que você pode adotar no seu dia a dia

há 3 anosNenhum comentário

Dia 26 de julho é o dia dos avós. E na época de muitas das nossas vovós a tecnologia por trás dos produtos de beleza ainda era bem menos desenvolvida e nos produtos naturais é que estava a solução para mais hidratação, mais brilho, clareamento, entre outros. Atualmente muito tem se falado em adotar esse tipo de tratamento, e pode ser uma forma mais econômica e sustentável de cuidar dos seus fios.

Discussões sobre nossa autonomia em preparar com ingredientes naturais os produtos de saúde e beleza que utilizamos estão cada vez mais tomando conta das redes sociais. Porém, muita coisa não é novidade, é só perguntar para sua avó! Pensando nisso, separamos aqui alguns desses hábitos do fundo do baú e convidamos a professora de Patologias e Tratamento Capilar e coordenadora do Curso de Estética e Cosmética das Faculdades OPET, Roxane Wirschum Silva, para dar seu parecer sobre cada uma delas. O que é verdade e o que é mito?! Confira!

  • Progressiva natural: 10 colheres de leite de coco, meio limão Taiti espremido. Mistura e passa no cabelo. Deixa agir por pelo menos 2h. Lava e faz uma escova básica ou prancha. É progressiva, então deve ser repetido constantemente. VERDADE. O leite de coco possui uma certa quantidade de óleo vegetal, que dá “peso” aos cabelos e o limão é ácido e “fecha” as cutículas dos fios. Sendo assim, peso + cutículas fechadas proporcionam mais alinhamento dos fios o que dá o aspecto liso de escova progressiva.
  • Chá de camomila para clarear: VERDADE. A camomila ajuda a despigmentar naturalmente os fios, principalmente os fios naturalmente mais claros.
  • Vinagre para dar brilho: VERDADE. O vinagre, por ser ácido, fecha as cutículas do cabelo, deixando-o com um aspecto mais alinhado e, consequentemente, com um pouco mais de brilho. Porém uma hidratação com produtos específicos não deve ser substituída pelo vinagre.
  • Babosa para crescer. MITO. A babosa, ou Aloe vera, é mais indicada para dar brilho ao fio.
  • Máscara de gesso com leite e maisena para hidratação e efeito liso. MITO. Nenhum destes elementos proporcionam efeito hidratante.
  • Máscara de abacate, de mel e de azeite para hidratar. VERDADE. Esses elementos possuem óleos vegetais que criam uma película no fio, impedindo a perda hídrica.

abacate

  • Jaborandi para queda. VERDADE. O jaborandi é uma planta que estimula o crescimento capilar.
  • Gema de ovo e iogurte para fortalecer. VERDADE QUANDO INGERIDOS. Se alimentar de fontes de proteína como ovos, derivados do leite, carnes, etc. fornece a matéria prima necessária para originar o fio de cabelo e, consequentemente, para dar força.
  • Suco de cenoura com iogurte para crescer. NUNCA OUVI FALAR. Porém, partindo do princípio que o iogurte é um derivado do leite e este contém aminoácidos necessários para formar a proteína, creio que ajude no crescimento capilar.
  • Gel de linhaça caseiro usado como creme de pentear. NUNCA OUVI FALAR. Porém sabe-se que a linhaça possui óleo vegetal e este pode proporcionar uma certa melhora na penteabilidade dos fios.

Fechamos com esse vídeo da Isabella Fiorentino mostrando o passo a passo de uma limpeza caseira do couro cabeludo,  usando alecrim e vinagre de maçã verde, ensinado pela da Renata Souza do Spa Dios.

 

 

Se animou? Vá para a feira mais próxima e comece já seus tratamentos caseiros e naturais para o cabelo!

Tem alguma dica que herdou de sua avó? Comente e compartilhe aqui com a gente!